
VOCÊ SABE O TIPO DE ÓLEO IDEAL PARA SUA MOTOCICLETA?
Normalmente guardamos a troca de óleo para uso posterior.O problema é que atrasar a troca de óleo causará problemas maiores para sua motocicleta, por isso será mais caro e trabalhoso de resolver. Talvez coisas simples e baratas se tornem caras e complicadas! Manter os lubrificantes mais recentes pode não apenas garantir a lubrificação das peças, mas também reduzir o atrito, fornecer melhor desempenho, manter todos os componentes internos da bicicleta limpos e, o mais importante, reduzir o consumo de combustível.
Especificação do óleo do motor
Você deve prestar atenção a duas especificações, e ambos os indicadores aparecem no rótulo da embalagem:
SAE ou índice de viscosidade e API ou índice de desempenho.
O primeiro é um indicador muito importante a ser considerado, os números são separados pela letra “w”, como o nome do óleo 10w50.
Nesse caso, 10 representa a viscosidade do óleo quando está frio e 50 representa a viscosidade do óleo quando está quente. Se esses números forem maiores, isso indica que o óleo tem uma viscosidade maior e vice-versa.
O segundo indicador, API, é um indicador de quanta viscosidade o óleo pode manter em altas ou baixas temperaturas. Neste indicador, a informação é representada por “S” seguido de outra letra. Aqui, quanto maior a letra do alfabeto, melhor é o desempenho do óleo. Isto é interessante?
Tipo de óleo
Atualmente, existem três tipos de óleo: óleo sintético, óleo semissintético e óleo mineral.
Fibra Sintética: Pode melhorar o desempenho das motocicletas e é considerada uma das melhores opções para motocicletas, pois além de manter toda a lubrificação, também é adequada para motocicletas de alto desempenho.
Semi-sintético: Esta é uma opção mais barata, mas ainda uma boa escolha porque é uma mistura de óleo mineral (explicaremos a seguir) e óleo sintético.
Mineral: Como o nome sugere, esse óleo vem de uma substância “natural”, que vem da composição do óleo. É a opção mais barata e comum e geralmente funciona bem para as motocicletas mais recentes.
Agora, como saber qual óleo é melhor para sua motocicleta?
Para obter as informações corretas, certifique-se de ler o “Manual do Usuário”. Lá, de acordo com a necessidade do motor, é notificada a necessidade de utilização de determinado óleo.
Pode-se destacar que os óleos com menor viscosidade são ideais para novos motores com menor folga entre os componentes. Ou óleo com uma viscosidade mais alta é melhor para motores antigos para compensar essas lacunas, que se tornarão maiores com o tempo
Dicas básicas para óleo de motocicleta:
1- Período de troca
Ao comprar uma motocicleta, você receberá o “Manual do Usuário”, que contém os cronômetros de conserto e troca de óleo que devem ser observados e seguidos. A troca de óleo antes ou depois pode causar alguns problemas desagradáveis para a sua motocicleta, como desgaste do motor e de seus componentes ou até mesmo derretimento do motor.
2- vazamento
Certifique-se de verificar se há vazamentos. Isso garantirá que tudo esteja em ordem.
Nível 3
Mesmo antes da troca ou no momento e quilometragem ideais, o nível de óleo deve ser sempre verificado. Esta pequena etapa pode mostrar se há algum problema potencial que pode fazer com que o consumo de óleo exceda o nível esperado.