
O que é REMAP?
O QUE O REMAP FAZ NA MOTO?
ANTES, O QUE É REMAP?
Remap nada mais é do que uma alteração no software responsável pela administração do motor do veículo. É um ajuste do veículo com a intenção de permitir um melhor desempenho para cada necessidade.
Esse serviço pode ser feito em diversas categorias de veículos, como carros, motos, camionetes, caminhões, máquinas agrícolas e até mesmo em moto aquática. Todo veículo que tenha uma peça chamada de central eletrônica de injeção (ECU), pode receber uma reprogramação. É por meio dessa central que se tem acesso a informações que, quando alteradas levarão a uma otimização do veículo, aumentando a potência do motor e o torque.
Para alterar, são basicamente 3 passos: o profissional acessa a central, faz a leitura, depois é criado um novo software. Na REDFOX esse serviço é feito por uma equipe especializada. Por fim é feita a gravação desse novo software no seu veículo.
POR QUE FAZER REMAP?
A programação original é feita nas fábricas dos automóveis e essa programação é limitada para que o veículo ande em certas situações que são simuladas ainda na fabricação.
Nem sempre tal programação corresponde ao potencial do motor, daí a necessidade de fazer uma reprogramação de injeção eletrônica, liberar os cavalos e melhorar a eficiência dos veículos.
Há reserva de potência na grande maioria dos veículos, mas é válido ressaltar que existem regras e impostos de cada país, por isso alguns modelos idênticos, são vendidos em um país com uma potência e em outros com outra potência.
REMAP EM MOTOS
Motocicletas com motores equipados com Injeção Eletrônica tem um pequeno, mas potente computador que controla tudo, chamado de ECU (Eletronic Control Unit – Unidade de Controle Eletrônico).
É na ECU que a quantidade ideal de combustível para cada rotação e posição de acelerador é calculada e aplicada através dos injetores com incrível precisão, bem como o momento da centelha na vela (Avanço de Ignição), a temperatura do disparo da ventoinha, o RPM de marcha lenta, etc. Todas estas funções são controladas pela ECU através de diversos Sensores a Atuadores específicos.
Sendo um computador, a ECU tem um software, um programa com todas as Tabelas necessárias e configurações para que esta regulagem seja definida e usada no funcionamento. Conhecido com software de Calibração de ECU.
O Remap é a alteração nos valores destas Tabelas e configurações no Software de Calibração, Otimizando o funcionamento, garantindo mais desempenho e economia, importante para motos que trocaram escape e/ou filtro ou até mesmo em uma moto totalmente original ou de Competição.
BENEFÍCIOS DO REMAP
- Ajuste de mistura para escape e ou filtro esportivo.
- Elimina buracos de aceleração
- Diminui estouros do escape
- Abaixa temperatura de trabalho de motor
- Reduz consumo de combustível
- Ganho de vida útil do motor
- Melhora resposta do acelerador
- Ganho de torque
- Ganho de potência
- Modifica limitadores RPM/velocidade
- Ganho de RPM em todas as marchas
- Maior velocidade por marcha
- Maior velocidade final
- Ajuste do controle dos injetores secundários
- Elimina restrições do acelerador eletrônico
- Ajuste de borboleta secundária (STV) e válvula de escape (EXUP)